NIVELAMENTO


As atividades sejam desenvolvidas em uma aula de Língua Portuguesa e  em uma aula de Orientação de Estudo.


PRIMEIROS PASSOS

  • Identificar habilidades em que os alunos apresentaram baixo desempenho;
  • Analisar os aspectos de aplicação de uma sequência didática e registros de acompanhamento;
  • Analisar sequências didáticas que contribuam para o desenvolvimento de habilidades com baixos índices de domínio.

Sequências Didáticas ( As sequências didáticas mobilizam conhecimentos prévios e esquemas cognitivos já construídos, retomando, por vezes, conceitos e procedimentos já desenvolvidos.)

Segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p.97)
Apresentação da situação: compreensão, por parte dos alunos, da real situação de comunicação na qual devem produzir seus textos, dando indicações que lhes permitam responder a questões como: 
1.    Qual é o gênero a ser produzido?, 
2.    Qual a finalidade desse gênero?, 
3.    A quem se destina? 
4.    Como é a linguagem desse gênero? etc.;
  • cada aluno demonstra o que aprendeu no decorrer dos módulos e indica o que ainda pode e deve ser desenvolvido por meio de sequências didáticas posteriores.


GÊNEROS ORAIS E ESCRITOS NA ESCOLA 



Procedimentos didáticos e formas de mediação:

Arranjo e subdivisão da turma de alunos em grupos de trabalho,

Encaminhamentos para socialização das respostas coletivas e estratégias de avaliação de conteúdos e habilidades desenvolvidos em cada SD.

Habilidades de produção textual 

1. Atender à modalidade de texto proposto.

2. Atender ao tema proposto e o desenvolver.

3. Manter a coerência em relação à atribuição de título, à continuidade temática e ao sentido geral do texto.

4. Utilizar adequadamente os mecanismos de coesão (elipses, pronomes, advérbios, sinônimos, adjetivos e conjunções) na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto.

5. Obedecer às regras padrão de concordância (verbal e nominal), regência e colocação pronominal.

6. Grafar corretamente as palavras, obedecendo à norma padrão.

7. Utilizar adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto / fechado; agudo / circunflexo) e de tonicidade (oxítona / paroxítona/ proparoxítona).

8. Segmentar o texto em períodos e parágrafos, pontuando-os (com pontuação de final e de interior de frases, de indicação de discurso direto de entrevistado) e utilizando corretamente a letra maiúscula inicial.

atendimento de cada turma de forma individualizada (de acordo com a necessidade de cada turma o


Produção inicial: elaboração, pelos alunos, de um primeiro texto. 
É a partir dessa primeira produção que o professor e os próprios alunos descobrem as capacidades adquiridas e o que precisa ser trabalhado na etapa seguinte;




SD CONTOS LITERÁRIOS





CONECTIVOS






INDICAÇÃO DE MATERIAL PARA PESQUISA E ESTUDO



VÍDEO-AULAS


Estrutura e Processo de Formação das Palavras
Significação das palavras
VERBO 
Verbos - Emprego dos Verbos
REGÊNCIA Nominal e Verbal
REGRAS DE ACENTUAÇÃO
Concordância nominal
Concordância verbal
Preposição

VÍDEOS-AULAS
Acentuação Gráfica 01: Oxítonas, paroxítonas e proparóxitonas (14m04s)

Referência:
http://canaldoensino.com.br/
Anais do VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia 
26 a 30 de agosto de 2002
Cadernos do CNLF, Série VI, no.01 _Livro de Resumos e Programação
Cadernos do CNLF, Série VI, no.02 _Minicursos - Livro-Textos
Cadernos do CNLF, Série VI, no.03 _Estudos Filológicos e Literatura
Cadernos do CNLF, Série VI, no.04 _Filologia, Literatura e Lingüística
Cadernos do CNLF, Série VI, no.05 _ Filologia e Semiótica
Cadernos do CNLF, Série VI, no.06 _ Leitura e Ensino de LínguasCadernos do CNLF, Série VI, no.07 _ Léxico - Semântica e Lexicologia
Cadernos do CNLF, Série VI, no.08 _ 
Gramaticalização e Estudos de Gramática
Cadernos do CNLF, Série VI, no.09 _ 
Estudos de Sintaxe




Provas de Vestibular
Nesta seção você encontra provas de vestibular de diversas universidades do Brasil. Basta baixá-las para começar a estudar!
ACAFE-SCCEFETENEMFGV
FUVESTIBMECITAMACKENZIE
PUCRSPUC-SPUERJUFC
UFMTUFFUFMGUFMS
UFPBUFPEUFRN


ENEM
ANOTAMANHOTIPO
20001.769kPdf
20012.913kPdf
20021.163kPdf
2003793kPdf
20043.442kPdf
20053.538kPdf
20067.493kPdf

__________________________________________________________________________________
http://univesptv.cmais.com.br/
Espaço de videos-aulas - progessores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga