Páginas
- Início
- CONTEXTO JORNALÍSTICO
- ARTIGO DE OPINIÃO
- CONECTORES
- RESENHA e RELATÓRIO
- CRÔNICA
- OUTROS GÊNEROS
- GÊNEROS e TIPOLOGIA
- AVALIAÇÃO
- CONTOS E CIA
- DISSERTAÇÃO
- A LÍNGUA
- SEQUÊNCIA DIDÁTICA
- PROPAGANDA E ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
- LITERATURA
- MULTILETRAMENTOS
- ESTRATÉGIAS DE LEITURA
- ELETIVAS
- VERBOS
- NIVELAMENTO
- ESTANTE
- SISU-PROUNI-FIES-ENEM
- Profª Coord. Oficina Pedagógica - L.Portuguesa - 2004-2012
- 2013
- 2014
- ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS 2014
- 2015
- 2016
- 2017
- ABOUT ME
- FERRAMENTAS GRATUÍTAS
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Melhorar as aulas de produção de textos
Beatriz Gouveia,formadora do Instituo Avisa Lá.
DESLIGUE A MÚSICA NO ALTO DA PÁGINA A DIREITA PARA ASSISTIR AO VÍDEO.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
PLEONASMO
Abaixo ao Pleonasmo!… mas, com muito humor
DESLIGUE A MÚSICA NO ALTO DA PÁGINA A DIREITA PARA ASSISTIR AO VÍDEO.
Subir pra cima? Elo de ligação? Acabamento final? Certeza absoluta? Comparecer pessoalmente? Encarar de frente? Fato real? Multidão de pessoas?
Se você está acostumado a repetir algumas das expressões acima é melhor dar uma olhadinha no vídeo. O humorista Marcius Melhem dá uma aula de como identificar e eliminar os pleonasmos da sua vida.
Melhor que classe intensiva de português!
by Kelly de Souza
DESLIGUE A MÚSICA NO ALTO DA PÁGINA A DIREITA PARA ASSISTIR AO VÍDEO.
Subir pra cima? Elo de ligação? Acabamento final? Certeza absoluta? Comparecer pessoalmente? Encarar de frente? Fato real? Multidão de pessoas?
Se você está acostumado a repetir algumas das expressões acima é melhor dar uma olhadinha no vídeo. O humorista Marcius Melhem dá uma aula de como identificar e eliminar os pleonasmos da sua vida.
Melhor que classe intensiva de português!
by Kelly de Souza
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
REGISTRANDO
Portfólios
O QUE É: Pasta com amostras do trabalho das crianças, como atividades, relatórios, desenhos, fotos, vídeos e registros sonoros.
PARA QUE SERVE: Avaliar continuamente a trajetória de cada aluno e de uma turma, dentro de um projeto específico ou ao longo do ano.
COMO USAR: Analisar os problemas de ensino que aparecem nas produções da turma e procurar maneiras de resolvê-los.
Registro de classe
O QUE É: Notas,pautas de observação e diários de classe.
PARA QUE SERVE: Registrar e acompanhar diariamente as atividades de ensino e a evolução dos alunos.
COMO USAR: Refletir sobre a prática pedagógica com base nas dúvidas dos professores para ajustar práticas e encaminhamentos.
Planejamento
O QUE É: Sequências didáticas, planos de aula, projetos didáticos e atividades permanentes.
PARA QUE SERVE: Organizar o planejamento anual e de aulas para formar a memória do trabalho realizado no ano.
COMO USAR: Antecipar os conteúdos que serão ensinados e a interação dos alunos com eles durante o planejamento. Serve também como banco de ideias de modalidades.
REFERÊNCIA: Revista Nova Escola - Edição 001 | Abril 2009
O QUE É: Pasta com amostras do trabalho das crianças, como atividades, relatórios, desenhos, fotos, vídeos e registros sonoros.
PARA QUE SERVE: Avaliar continuamente a trajetória de cada aluno e de uma turma, dentro de um projeto específico ou ao longo do ano.
COMO USAR: Analisar os problemas de ensino que aparecem nas produções da turma e procurar maneiras de resolvê-los.
Registro de classe
O QUE É: Notas,pautas de observação e diários de classe.
PARA QUE SERVE: Registrar e acompanhar diariamente as atividades de ensino e a evolução dos alunos.
COMO USAR: Refletir sobre a prática pedagógica com base nas dúvidas dos professores para ajustar práticas e encaminhamentos.
Planejamento
O QUE É: Sequências didáticas, planos de aula, projetos didáticos e atividades permanentes.
PARA QUE SERVE: Organizar o planejamento anual e de aulas para formar a memória do trabalho realizado no ano.
COMO USAR: Antecipar os conteúdos que serão ensinados e a interação dos alunos com eles durante o planejamento. Serve também como banco de ideias de modalidades.
REFERÊNCIA: Revista Nova Escola - Edição 001 | Abril 2009
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)