sexta-feira, 19 de outubro de 2007

NOTÍCIAS DO CURSO - COMENTÁRIOS FINAIS

Os desafios em EaD

Infelizmente , não conseguimos fechar com 100% de aproveitamento da turma: 06 do grupo me abandonaram logo no início, 11 não conseguiram finalizar as atividades. Contudo percebo que, para a grande maioria destas 11, o enfrentamento foi com a máquina e não com a metodologia e o conteúdo.

Cursos on-line, ao contrário do que o diz o senso comum, são sempre "puxados": Bastante material para ser lido, horários acertadinhos e trabalho de produção de texto após as reflexões e seguindo a comanda. Muitos cursistas, habituados a os cursos tradicionais, nos quais foram tratados como meros receptores, depósitos de informação, imaginam que esse modelo de educação instrucional irá se repetir a distância, e são surpreendidos pela necessidade do diálogo, de interação. Sentiram grande dificuldade, tanto na entrega das atividades, como na refacção das mesmas, após as minhas intervenções. A grande maioria não conseguiu fazer intervenções nos posts dos colegas , se limitando a elogios e pequenas observações.


Um novo sistema lingüístico
A comunicação a distância apresenta características da linguagem escrita e da linguagem falada, sugerindo então a ocorrência de uma linguagem híbrida nesse meio. Um novo sistema linguístico, com características próprias, um sistema linguístico genuíno: "o internetes".


EaD
EaD (Educação a Distância), segundo Eduardo Chavesa, educação, como a aprendizagem, de que ela depende, é um processo que ocorre dentro do indivíduo, e, que, portanto, só pode ser gerado pela própria pessoa. Para Silvia Dotta , mesmo que admitamos que a educação possa ser decorrente do ensino, a aprendizagem continua sendo algo que se passa dentro da pessoa. O que ocorre em EaD é o ensino, não a educação ou a aprendizagem: estas ocorrem sempre dentro do indivíduo.

Às ARTICULISTAS, os meus parabéns!!!!
Então, espero que este curso, para as 14 que fecharam o Módulo, tenha acrescentado na formação. Minha postura, enquanto mediadora-educadora, esteve dirigida para o trabalho em parceria com vocês, cursistas, orientando-os para o diálogo autônomo e a aprendizagem por pesquisa, formulando problemas, provocando interrogações.

O trabalho de produção de textos, em sala de aula, numa proposta através de gêneros do discurso, apresentado ao aluno seguindo a metodologia da Sequência Didática, proporciona uma Avaliação Formativa, deixando claro os pontos onde o professor deve fazer intervenção e de que modo poderá abordar.

Agenda:
O Módulo de "Memórias" irá começar em Novembro.
As 13 serão convocadas para uma Oficina de "Artigo de Opinião".



bjks articuladas.

Katty

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação.
[]s.
Katty Rasga